segunda-feira, 21 de março de 2011

Zangief Kid? Não, apenas uma criança.


Bullying

Você sabe o que é Bullying?

Claro que sabe. De uns tempos pra cá só se fala nisso: palestras, livros, campanhas, enfim, virou assunto. Mas não surgiu de uns tempos pra cá.

Definindo, Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma. (Wikipedia) 

Realmente, esse tipo de coisa acontece desde que o mundo é mundo. Mas parece que só foi descoberto agora. A mídia mostra matérias, explica o que é e explora o tema ao máximo, a mesma mídia que cria os padrões de pessoas que sofrerão bullying caso não sigam esses padrões.
Mas semana passada (entre o dia 14 e 18 de março de 2011, não lembro certo), Bullying entrou nos TT’s e virou assunto no Twitter devido a esse vídeo:


Tudo bem, o vídeo virou folgação, apelidaram o menino de Zangief Kid e botaram trilha sonora de vídeo game. A maioria olhou e achou engraçado a forma que o menino gordo reagiu e o jeito que o magro ficou. Ponto. Era só mais um vídeo “engraçado”.
Mas não foi isso. O menino virou um símbolo na internet, uma prova de que todos podem reagir contra quem lhes trata mal e atormenta. Não sou a favor da violência, mas não acho que a não reação deve ser seguida.
E ontem, vi esse vídeo com a entrevista do menino.


Um menino de 15 anos dizendo que já pensou em se matar por sofrer humilhações e apanhar de colegas no colégio. Um pai que disse não saber que o filho sofria com isso. Um menino que virou um herói por ter reagido.
O vídeo só foi para a net por ser engraçado, um menino aplicando um golpe de luta livre em outro. E virou um símbolo, pessoas apoiaram, se sentiram mais fortes, apoiaram o garoto. Esse vídeo acabou gerando resultados e sendo divulgado muito mais que campanhas com cartazes e famosos falando na TV. 
Casey Heynes não é o filho do Zangief e nem é um herói por ter agredido outro garoto. É apenas uma criança que decidiu se defender.


Por um mundo mais Away.

Agradecimentos ao Sedentário & Hiperativo onde achei o vídeo da entrevista com legenda. Para quem sabe inglês, lá tem o vídeo do garoto que agrediu Casey pedindo desculpas. 


Nenhum comentário: